sábado, 30 de maio de 2009

Projeto Político Pedagógico – PPP

A escola é um espaço social e democrático, composto pelos alunos e seus familiares, professores, funcionários e por demais membros da comunidade. Quando o Estado, através de ações políticas coercitivas, ou ainda, ações que impedem ou não estimulam a participação da comunidade dentro do espaço escolar, não dá oportunidade para que a comunidade onde a escola está inserida, participe de forma direta e efetiva na elaboração do planejamento das ações educacionais ali produzidas,essas ações passam a ser entendidas como obrigações ou determinações superiores.
Assim, inibem a participação de todos no planejamento escolar e produzem uma sensação de que a contribuição popular e comunitária não é importante para os rumos da educação do país, ou pior ainda, que não é bem vinda.
A administração escolar, nela incluída o ato de planejar as ações educacionais, pode ser feita de forma centralizada e autoritária, ou de forma participativa e democrática. Quando a mesma assume a forma participativa, permite uma maior eficiência social e educacional. Para que isso ocorra, necessitamos de um instrumento de planejamento que permita a participação de todos os atores de forma democrática. Assim, surge o Projeto Político- Pedagógico (PPP), que quando elaborado e executado de forma participativa, tem se mostrado um importante instrumento de inclusão social e de gestão democrática da escola pública.
Tal projeto deve possuir uma dimensão política, no sentido de compromisso com a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo; e pedagógica porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, orientando o trabalho do grupo docente e assegurando que a escola tenha uma linha de trabalho que possa ser vista e revista de forma constante.
O Currículo entra nessa discussão de forma privilegiada, pois é nele que o PPP deixa de ser um projeto para se concretizar na prática. O Currículo vem explicitar no dia-a-dia tudo aquilo que foi discutido, idealizado, projetado para a escola. Possuem na verdade uma relação recíproca, pois é o PPP que vai sustentar a proposta curricular construída pela comunidade escolar. O PPP é assim, a montagem de um plano de educação com base em um projeto de vida, que deve envolver a toda a comunidade, tornando a escola um local de educação e inclusão para todos, e não apenas para os seus alunos.
O PPP é uma proposta flexível, a ser permanentemente revisada atualizada e concretizada nos projetos educacionais planejados periodicamente. Estão contidas as tendências pedagógicas utilizadas na educação infantil, bem como o sistema de estimulação, acompanhamento do desenvolvimento e do crescimento das crianças. As metas aqui propostas efetivam com toda a comunidade escolar e com todo o comprometimento de todos os profissionais que a elaboram. Fundamenta-se na construção de um conhecimento que não e pronto e acabado, mas que está em permanente avaliação e reformulação, de acordo com os avanços e dos principais paradigmas educacionais da atualidade ou outras alterações que se fizerem necessárias.
No entanto, o Projeto Pedagógico não é modismo e nem é documento para ficar engavetado em uma mesa na sala de direção da escola. Ele transcende o simples agrupamento de planos de ensino e atividades diversificadas, pois é um instrumento do trabalho que indica rumo, direção e, construído com a participação de todos, pais, alunos e profissionais da instituição, e aponta os anseios dessa comunidade escolar.

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