terça-feira, 9 de junho de 2009

Leitura numa sociedade informatizada
Introdução
A informática está presente nas escolas, mas estamos preparados para usá-la como recurso de ensino aprendizagem?
Acreditar nas novas tecnologias não significa abdicar da necessidade de analisá-las com olhos críticos e desconfiados, também não podemos esperar resultados milagrosos em relação ao ensino. Porém para que as n ovas tecnologias aplicadas a educação apresentem resultados positivos, é preciso haver mudanças e mudar não é tarefa fácil nem rápida.
O que muda com a informática na sala de aula?
As três noções de fundamental importância para a leitura devem mudar com a informática: a noção de texto, de leitura e de aprendizagem.
O texto deixa de ser linear e passa a ter uma estrutura hierárquica, da qual fazem parte ícones imagens e etc. Deixa de ser mono mídia para ser multimídia. O autor pode sugerir caminhos para o leitor, mas é este quem decide o que vai ler e em que ordem.
As novas tecnologias trazem consigo novas linguagens e novos tipos de texto. Recursos como e mail, o hipertexto, e a hipermídia.
A partir desses novos tipos de texto, podemos concluir que ler um texto linear não é o mesmo que ler um hipertexto. Em um hiperdocumento, o leitor tem de lidar com vários planos ao mesmo tempo, ao contrario do texto linear, em que ele segue a organização definida pelo escritor e que geralmente é baseada em relações cronológicas, causais, por enumeração ou por contraste.
As mudanças em relação ao texto atingem tanto a leitura quanto a escrita, porque a autor não sabe exatamente por que partes do texto o leitor já passou e vai passar, já que ele, o escritor não controla mais o caminho que o leitor percorre.
Um problema comum de leitura é o leitor não conseguir depreender as idéias principais do texto.
Para não se perder no mundo sedutor do hipertexto e da hipermídia, é preciso que o leitor tenha objetivos claros de leitura e que seja disciplinado para não se deixar desviar desses objetivos. É preciso também que ele seja capaz de fazer uma leitura seletiva e critica, para distingui o que lhe interessa ou não, o leitor também tem que estabelecer relações entra as diversas partes que compõe um hiperdocumento, a fim de construir uma representação coerente do texto como um todo.
Sabemos que a informática pode trazer muitas contribuições positivas para a educação, mas o que não o que conhecemos ainda são seus efeitos negativos. Não queremos ser alarmistas nem somos pessimistas com relação ao uso das novas tecnologias na educação , muito pelo contrario, mas precisamos pensar nos problemas que ela pode vir a acarretar.

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